16 de jul. de 2009

LeBronx no Leblon


"Do Tupy: Ypaum: 'ilha ou entre canais de água'. A restinga hoje ocupada pelo bairro do Leblon já era habitada desde priscas eras. Há provas que os primeiros agrupamentos indígenas assentaram naquela região por volta do século VI."

Enquanto esperava meu sanduiche chegar, li este texto junto com vários outros que explicavam as origens dos nomes de ruas do Leblon num forro de mesa muito legal, desses que dá vontade de ler tudo e ainda levar pra casa de tão bem feitinhos que são. Claro que pedi um extra e guardei para algum próximo surto de criatividade.
Já quase saindo do trabalho, uma amiga me ligou desesperada passando por uma crise de fome depois de dias prostrada na cama com febre e falta de apetite, tudo que ela queria era uma comida enorme e gorda. Essas foram as palavras usadas para que eu pudesse sugerir o local.
Há alguns meses abriu na Ataulfo de Paiva um espaço muito arrumadinho. Fiquei um bom tempo passando pela calçada acompanhando as obras, curiosa para saber qual seria a próxima atração da rua. Num estilo americano charmoso com muita madeira, tons de verde, branco e preto, abriu o Le Bronx, uma mistura de bistro, sanduicheria e bar.
Sugeri à minha amiga que passássemos por lá para ver se no cardápio havia algo bem gordo para preencher o vazio no qual ela se encontrava, e assim ficamos.
Me encantei pelo o espaço, há um ambiente aberto com mesas na calçada, há ambiente interno no primeiro pavimento e também mesas no segundo pavimento perto de janelões voltados para a rua. O cardápio me deixou enlouquecida sem saber o que pedir para beber. Eu adoro cardápios que me surpreendem, que me sugerem misturas inesperadas como suco de abacaxi + lichia + manjericão, ou tangerina + capim limão + abacate, ou ainda maracujá + cajú + maçã. Eu quero todos! Minha real vontade foi pedir uma degustação geral, logo fiz as contas de quantas vezes precisaria voltar ali para exprerimentar todos aqueles sabores que me deixaram tão curiosa. Como eu estava querendo algo mais acolhedor, preferi pedir um Nescau gelado.
Para matar a fome, minha amiga pediu um Dogão Alemão, pão australiano com salsicha e gouda, mostarda escura e couve de bruxelas. Uma delícia! R$17,00. Eu que só queria fazer um lanche rápido e leve, pedi pão de açai com granolas por cima, mussarela, tomate e orégano, muito bom também. R$6,90. Detalhe muitíssimo importante, os pães são extremamente fofinhos e saborosos.
Para quem está acostumada com preços de Leblon, não achei caro. Os sanduiches são super bem servidos, bem feitos, e variam de 6 a 25 reais. O atendimento é ótimo, o garçom foi muito gentil. A casa ainda oferece doces e café da manhã.
Quando meu scaner voltar das férias, coloco uma imagem do forro de mesa que peguei pra mim. Depois me veio a idéia que posso emoldurá-lo e pendurá-lo em algum canto da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário