20 de jul. de 2009

Sempre deveria ser proibido fumar


São Paulo é mãe e tenta ajudar, mas outro alguém tenta atrapalhar. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal rejeitou a ação da Abrasel contra a lei antifumo aqui. O governo paulista respondeu a todos os argumentos apresentados pela Associação, além de estar amparado pela OMS, que defende que "a saúde dos não-fumantes é prioridade". Obrigada, São Paulo. Os fumantes que me perdoem, mas fundamental é não fumar. Fundamental para muita coisa. Para vida de quem não fuma, para vida dos meus cães, pra vida dos outros, pra conservação do cheirinho bom de limpeza que os fabricantes se esforçam para colocar em seus caros produtos. Não gosto da cor da fumaça, do cheiro, nem do tom do brilho da embalagem de cigarro. Até a fita vermelhinha, que fica sob o plástico, irrita. Não gosto de quem fuma perto de mim, ou fuma longe e pega na minha mão depois. Tenho sérios preconceitos com isso e chego a mudar de calçada quando aparece um fumante. Pra ver que pena é ver a flor da letra do Chico mudar de forma. O cigarro desmancha, estraga, piora, desatina. Eu não quero que meus amigos que fumam continuem fumando, que os que não fumam comecem a fumar, nem que os novos amigos que eu venha a ter fumem. Todo o resto vivendo sem cigarro e sua porcaria enrolada em um tubinho de papel fedido. Que se lasque esse vício. Até twittemos isso porque há coisas que devem ser twittadas. Cigarro deve ser descartado, afastado sem dor e com total desapego - porque não entendo como alguém se apegou a isso um dia. Para parar de fazer mal, levar as pessoas saudáveis aos hospitais, pessoas legais aos centros de saúde e deixar as crianças e idosos em paz. Porque eu nem citei os fumantes-passivos. Eu não sei o porquê escrevo isso tendo tanto amigo gente-boa-gente-fina-bacana meu que fuma. Mas é uma forma de reclamar para o bem. E de falar contra o mal. Para outros eu falo quando estou perto. Bem diretamente e proporcional ao mal-cheiro, cosa non grata, que entra em mim sem ser convidado. Por ora, é isso. Torço para que agosto chegue logo pra se ter mais liberdade pra comer, beber e respirar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário